terça-feira, 23 de abril de 2013

Parceria entre Secretaria Municipal de Educação e rede estadual de ensino oportunisam a preparação de novos enxadristas.

      O projeto "pequenos Estrategistas", desenvolvido pelo prof. Helter Alexandre, surgiu como proposta inicial de desenvolver atividades com o jogo de xadrez na Escola Estadual de Ensino Básico "Andre Antonio Maggi".
       A Secretaria Estadual de Educação Básica - SEDUC, por meio de repasse, disponibilizou  um investimento de R$ 8.000,00( oito mil reais), que foi utilizado na compra de material  didatico pedagogico para o desenvolvimento do projeto.
        Hoje o projeto conta além dos tradicionais tabuleiros de xadrez, murais magneticos, cronometros anologicos, jogos para desenvolvimento motor , livros com tecnicas iniciais e avançadas, um tabuleiro gigante, estando em execusão a construção de um espaço especifico ( Praça Mequinha ),uma referência há um grande enxadrista brasileiro,  para apratica do jogo de xadrez.
         Na busca de ampliação do projeto, o prof. Helter Alexandre buscou parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Municipio de Novo Mundo, desta forma atendendo além dos alunos da rede estadual André Maggi,  tambem os alunos da rede municipal de ensino.  O desenvolvimento do projeto, na escola, ganhou um foermato de curso, na qual além dos beneficios que a aprendizagem da pratica do jogo de xadrez pode proporcionar, os participantes tambem receberão um certificado como cursista, tendo em seu plano de curso, todas as caracteristica de uma disciplina convencional, desde estudos teoricos, praticos como também atividades extra-classe.
         O recurso metodologico da aplicação do curso é bem diferenciado envolvendo :

Estudo de texto.( leitura e escrita)
Estudo de caso ( escrito, visual ou contado).
Uso do laboratório de informática.
Dinâmicas em Grupo.
Exercícios  físicos , mental e intelectual.
Exibição de Filme.
Atividade livre. ( com o tabuleiro de xadrez)
Realização de competições.
Uso de Tabuleiro de xadrez Gigante.
Uso de jogos diversos.
Atividade para casa.
Trabalho de pesquisa.
Uso da Bíblia Sagrada
Resolução de miselânas de xadrez.
Uso da língua Inglesa.
Uso de  HQ.

Imagens do curso: