segunda-feira, 30 de julho de 2012

POLÊMICO RESULTADO NA 8ª EDIÇÃO DOS ESTADUAIS MATOGROSSENSE PODERA PREJUDICAR MATO GROSSO NAS OLIMPIADAS ESCOLARES 2012.



Neste dia 29 de julho, conclui –se  a realização da 8ª edição dos Jogos Escolares Matogrossese, com sede em Cuiabá (capital), que contou com a participação  de vários municípios nas mais diversas modalidades, coletivas e individual.
Neste ano o  Governo do Estado de Mato Grosso, assinou junto ao comitê Olímpico, parceria para a realização das Olimpíadas  Escolares , juntamente com a realização dos Jogos Estaduais , em Cuiabá, que teve como objetivo selecionar os melhores atletas  das mais diversas modalidades afim  de representar o Estado de Mato Grosso.
Porém,  um dos resultados esta chamando grande atenção  dos participantes dos jogos escolares.
Na modalidade do jogo de xadrez, categoria “A” masculino, disputa realizada no Ginasio Aecin Tocantins, em Cuiabá, o resultado final não classificou os dois melhores atletas de xadrez para representar o Estado de Mato Grosso.
De acordo com as explicações do arbitro da competição, o municipio sede tem direito a duas vagas por categoria para participar nas Olimpiadas Escolares , que será realizado em Cuiabá , sendo uma desta vagas utilizada para premiar um atleta, vencedor na competição municipal, e outra vaga que foi utilizada para premiar o primeiro lugar ao vencedor nos jogos estaduais .
Até aqui nada de anormal. O problema e que o mesmo vencedor do municipal, da mesma categoria, também venceu a etapa estadual.
Ou seja, um único atleta conquistou as duas vagas destinadas para esta categoria.
Situação já prevista pela arbitragem que de acordo com artigo exposto no site (http://www.esportes.mt.gov.br/html/noticia.php?codigoNoticia=2013)  afirma:

“Conforme o presidente da Federação de Xadrez de Mato Grosso, Pedro Antonio de Oliveira, atletas que foram campeões estaduais em 2011 mais uma vez estão se destacando. Da capital mato-grossense, Alex Castro da Silva, da categoria A, e Antonio Leonardo Ribeiro, da categoria B, são os favoritos. “Os dois são medalhistas e têm condições de chegar à final. Assim como as campeãs municipais Tainá Ferreira, categoria B, e Ligia de Paiva, da categoria A”, explica Pedro de Oliveira.” 


Segundo o arbitro, a decisão do Comite Olimpico, prevista em regulamento,  foi em passar uma destas vaga para o segundo lugar , ao atleta que participou dos jogos municipal, o mesmo atleta que na Etapa estadual não  alcanço nem as 5 primeiras colocação.
Uma decisão que indiscutivelmente prejudica a participação do Estado de Mato Grosso, nos Jogos Nacional , uma vez que a vaga deve ser concedida simplesmente ao segundo melhor colocado da Etapa Estadual, e não ao segundo lugar da etapa municipal.
A intenção aqui não é de nenhuma forma desmerecer o grande trabalho que o atual, presidente da Federação de Xadrez de Mato Grosso, fez e esta fazendo pelo xadrez em Mato Grosso, mas esta decisão  tomada, regulamentada ou não, é no mínimo equivocada.
Sendo assim caberia ao mesmo ou  a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer  reparar este equivoco, para não  mancha a seriedade com o xadrez matogrossense, que vem crescendo a cada dia ,  e  claro possibilitar ao Estado de Mato Grosso maiores   chances de  representabilidade   nas competições nacionais.

4 comentários:

  1. Meu caro companheiro Helter. Obrigado pelos elogios sobre a forma que tenho realizado o xadrez em Mato grosso. Helter acho que houve um mal entendido, 1º as duas vagas é só para as Olímpiadas escolares da categoria "A"que serão em Cuiabá em novembro e dezembro, e não a de Poços de Caldas em setembro. 2º quem decidi sobre quantas vagas não sou eu, e sim o Comitê Olímpico Brasileiro. Eu apenas repassei a informação que já é prevista no regulamento do COB, desde mais ou menos 2005 ok! quem me derá se eu pudesse definir quem vai ou quem fica. Por isso meu jovem acho que você esta equivocado. Me liga ou me mande um email .pelumachess@hotmail.com /Abraços cordialmente Pedro Antonio de Oliveira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pelo contato. Estarei corrigindo algumas informações, com relação ao local das olimpiadas e sobre a quem cabe o destino das duas vagas concedidas a capital.
      Mas, convenhamos,que o repasse da segunda vaga, não esta correto.
      Na minha opinião o primeiro lugar da etapa municipal,nem deveria ter competido, uma vez que já se havia possibilidade do mesmo obter vitória,ficando com as duas vagas e retirando as chances de qualquer outro atleta conquistar a tão almejada vaga para participar das Olimpiadas Escolares. vc já previa este resultado, como afirmou no site da SEDUC!
      Como presidente da federação de Xadrez Matogrossense,não entendo sua aceitação em permitir que a segunda vaga seja repassado a um atleta que não atingil as 5 primeiras colocação na fase Estadual! Neste sentido, reitero minha critica, e reafirmo que esta permissão coloca em "Xeque" a seriedade do xadrez escolar no Estado de Mato Grosso.
      Mesmo que não tenha o poder de decisão maior, acredito que pode convenser os dirigentes do Comite que enviar o 1ª e o 5ª melhor colocados do Estado para representa-lo, não é correto ou justo para a representabilidade do nosso Estado.
      Mas apesar deste contratempo, o caso, não desmeresse todo o trabalho que vc já fez e continua fazendo pelo xadrez matogrossense. Mas infelizmente, como principal dirigente do xadrez estadual, tenho que puxar sua responsabilidade e cobrar providências e não permitir que situações como esta se repitam e prejudique a participação dos municipios nas competições Estaduais.
      Estarei entrando em contato assim que possivel, obrigado!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Olá companheiro Helter, ainda não recebi resposta sua sobre o recado que lhe enviei, talvez vc ainda não tenha visto. Vou deixar meu telefone e já deixei o meu email para nos contatarmos. Procurei seu contato no seu blog mas não encontrei nenhuma outra forma de falar com vc se não esta. Meu telefone é 065-9201-1515 e residencial 065-3023-6425 mais uma vez reafirmo que como vc disse que eu tomei decisão, regulamentada ou não, é no mínimo equivocada te digo que a decisão não é minha, como jé te disse não sou eu quem decidi quem vai ou quem fica.Abraços.

    ResponderExcluir